O papel do product owner

Oct 14, Wed, 2020

Leitura, 2 minutos

Digamos que você seja um empreendedor com insights criativos para criar um produto que você acredita ter potencial para transformar o mercado, mas, por falta de experiencia em gestão de produtos, você logo se frustra ao se deparar com uma série de questões técnicas e estratégicas que impedem sua ideia de decolar.

O papel do product owner

Em um cenário como esse, o ideal é recorrer a um profissional capacitado que não só o ajude a encontrar a melhor forma de construir seu produto e entregá-lo em tempo para o mercado, mas também já preveja os próximos passos a partir dos feedbacks dos usuários.

Conforme descrito por Don McGreal, Ralph Jocham e um dos criadores do scrum, Ken Schwaber, no livro “The Professional Product Owner”, esse é o papel de um product owner.

Product owner segundo o guia do scrum

Segundo descrito no guia do scrum, o papel do product owner é desempenhado por uma única pessoa dentro de um time scrum. Esse profissional deve ser capaz de:

É importante destacar que o product owner é uma pessoa, não um comitê. O product owner pode representar os desejos de um comitê por meio de histórias de usuários, mas só quem pode fazer alterações ou mudar a prioridade de itens no backlog do produto é o próprio product owner.

Ainda segundo o Scrum Guide, para que o product owner possa ter sucesso, toda a empresa deve respeitar suas decisões. As decisões do product owner são visíveis no conteúdo e na ordem do backlog do produto. A forma como isso é feito pode variar de empresa para empresa, time scrum etc.

Desenvolva produtos com mindset ágil

Quer saber mais sobre como desenvolver produtos com mindset ágil? Agende uma consulta grátis em vídeo com o Estúdiooca para saber mais sobre nossas soluções.

Achou esse conteúdo útil? Compartilhe! Assim você ajuda o blog a continuar a criar conteúdos como esse.

Obrigado pela leitura!


Fontes

Scrum Guide

The Professional Scrum Product Owner - The Book

Outros conteúdos que podem interessar

Do design ao MVP

Dados: o petróleo da economia digital

Indicadores de sucesso para software SaaS (E Book)

Ferramentas de SEO e análise competitiva

Pitch decks de startups de sucesso