Ferramentas de SEO e Análise Competitiva de Perfis no Instagram e TikTok

Aug 18, Tue, 2020

Leitura, 4 minutos

Desde que o Google Search se popularizou como o web search engine mais utilizado no mundo, mesmo com suas práticas controversas, segundo o artigo publicado no The Wall Street Journal, não param de surgir ferramentas de SEO (Search Engine Optimization). Uma simples busca pelo termo na web e você...

Ferramentas de SEO e Análise Competitiva de Perfis no Instagram e TikTok

Desde que o Google Search se popularizou como o web search engine mais utilizado no mundo, mesmo com suas práticas controversas, segundo o artigo publicado no The Wall Street Journal, não param de surgir ferramentas de SEO (Search Engine Optimization). Uma simples busca pelo termo na web e você provavelmente vai encontrar desde as que fazem pesquisa de palavras-chave até as que fazem rastreamento da posição que o site está rankeado. Mesmo com suas particularidades, entretanto, parece que o objetivo de todas elas é ajudar a tornar os sites mais relevantes para os motores de busca, seja por meio da avaliação dos metadados ou pela contagem de palavras, o que, por sua vez, aumentará o tráfego e, eventualmente, as conversões. Faço uma pausa para esclarecer que o objetivo aqui não é falar sobre Marketing Digital. Para isso, é aconselhável buscar em outro site ou contratar um profissional especialista nesta área. A ideia é apresentar alguns dados sobre SEO e aproveitar para sugerir algumas ferramentas com base na nossa experiência em ajudar empresas e donos de web sites e aplicativos no desenvolvimento de produtos e serviços cujo conteúdo posteriormente tem que ser submetido a um especialista em SEO para auditoria / Web Audit.

O que é SEO?

SEO é a sigla em Inglês para “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Mecanismos de Busca” em português. SEO define um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Curiosidades sobre SEO

Embora existam divergências sobre quando o termo foi utilizado pela primeira vez, o mais aceito sugere que foi em 1997, tendo sido cunhado pela Multimedia Marketing Group (MMG).

Ao longo dos anos, foram necessárias diversas alterações nos algoritmos dos motores de busca para que páginas cheias de palavras-chave inúteis e termos aleatórios, geralmente criados por webmasters que tentavam usá-los como iscas para exibirem páginas web sem link ou conteúdo, se tornassem menos relevantes.

Ferramentas SEO para otimizar páginas web

Screaming Frog - SEO Spider

Ferramentas de SEO e Análise Competitiva de Perfis no Instagram e TikTok

O Screaming Frog SEO Spider é uma ferramenta que permite fazer uma verdadeira auditoria em páginas web. Com ele é possível rastrear todas a páginas do site e identificar problemas comuns de SEO. A ferramenta é paga, mas oferece uma versão gratuita capaz de rastrear até 500 URLs e ainda gerar o Site MAP em XLM, o que pode ser útil na etapa de indexação das páginas do site ao Google Search Console.

https://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider

Meta SEO Inspector

Ferramentas de SEO e Análise Competitiva de Perfis no Instagram e TikTok

O Meta SEO Inspector é uma extensão para o Google Chrome que funciona como uma espécie de “handoff” para webmaster ou donos de sites, assim como a função de Web Insector nativa do Chrome. Com ele, é possível fazer análises rápidas nos metadados das páginas à medida que novos conteúdo vão sendo inseridos, evitando, assim, um possível retrabalho quando o site for submetido a auditoria.

https://www.omiod.com/meta-seo-inspector/

SERPSTAT

Ferramentas de SEO e Análise Competitiva de Perfis no Instagram e TikTok

Essa ferramenta oferece uma série de funcionalidades que servem tanto para profissionais de Marketing Digital quanto para donos de sites. Com ela é possível fazer desde a pesquisa por palavras-chave e análise competitiva quanto a auditoria do site.

https://serpstat.com

Ferramentas SEO para planejamento de campanhas

Google Keyword Planner (ADS)

Ferramentas SEO para planejamento de campanhas “)

O Keyword Planner é parte de uma das funcionalidades da plataforma de anúncios Google Ads e serve para ajudar a planejar campanhas com o uso de palavras-chave com potencial de alcançar melhores posições nas buscas e atrair leads qualificados. Para utilizá-lo, basta ter uma conta do Gmail vinculada ao seu web site.

Facebook Ads Library

Ferramentas SEO para planejamento de campanhas

O Facebook Ads Library é uma ferramenta criada para dar transparência aos anúncios publicados na plataforma; porém serve como uma boa fonte de referência para planejar palavras-chave e segmentação baseada em anúncios semelhantes já criados na plataforma.

https://www.facebook.com/ads/library

Outras ferramentas que podem ser úteis

Ninjalitics

Ferramentas SEO para planejamento de campanhas

Ferramenta para análise de perfis no Instagram e Tik Tok que permite fazer uma rápida análise competitiva das hashtags com mais relevância em determinado produto ou serviços.

https://www.ninjalitics.com/

LSI Graph

Ferramenta SEO tudo em um

https://lsigraph.com/

Ahref

Ferramenta SEO

Ferramenta SEO tudo em um

https://ahrefs.com/

Espero ter podido ajudar com essas dicas e, se achar que o conteúdo desse post te ajudou em algo, fique à vontade para comentar via Disqus e compartilhar com mais pessoas afins. Siga nas redes sociais para receber conteúdos exclusivos.

Fontes:

Wikipedia

The Wall Street Journal

Google Ads

Facebook ADS

LsIGraph

Ninjalitics

Serpstat

Screaming Frog