Do design ao MVP - Plugins úteis para o Figma

Jan 14, Thu, 2021

Leitura, 3 minutos

2021 chegou trazendo muitos desafios para profissionais de várias áreas devido ao distanciamento social causado pela Covid19. O home office passou a ser o novo normal e, aparentemente, muita gente ainda está tentando se adaptar a essa realidade. Isso inclui designers de interface de usuário e...

Do design ao MVP - Plugins úteis para o Figma

empreendedores digitais. Embora um empreendedor digital não seja necessariamente um designer ou vice-versa, ambos têm algo em comum: precisam testar e validar ideias e transformar esboços em produtos minimamente viáveis para o mercado (MVP), de preferência, usando ferramentas acessíveis ao bolso e com requisitos mínimos que atendam aos processos de validação das etapas de desenvolvimento com outros times, clientes ou investidores de forma remota. Claro que já existem diversas ferramentas para essa finalidade, como o velho Illustrator ou o Photoshop, que podem ser adquiridos com uma assinatura do Adobe Cloud ou até opções semelhantes como o Photopea ou Marvel App; mas, como a ideia aqui é ir do Design ao MVP de forma remota, o foco será o Figma. Por se tratar de uma super ferramenta de criação e colaboração 100% online, o Figma vem se tornado cada vez mais popular entre designers de interface de usuário e desenvolvedores front-end - talvez, por possuir uma vasta coleção de plugins e APIs que se integram a outras ferramentas como as destacadas a seguir.

#Bravo Vision

A proposta do Bravo Vision é ambiciosa. Com ele, é possível ir do protótipo no Figma ao aplicativo nativo para iOS e Android sem escrever código. Com ele, é possível, por exemplo: conectar-se a um banco de dados como o Air Table, ou qualquer outro rest API, e também publicar um app direto da plataforma usando uma conta de desenvolvedor Google Play ou App Store.

Bravo Vision

#Anima App

O Anima App propõe unir o trabalho do design com o do desenvolvedor em uma espécie de Pair Programming/Dual-track, facilitando o acompanhamento da evolução do trabalho de ambos e, por fim, converter o protótipo criado no Figma em código para linguagens como React, JavaScript, HTML5, CSS3, SCSS e LESS.

Anima APP

#Fig Side

Ainda em fase beta, o Fig Side se integra ao Figma e promete converter layouts criados no Figma em uma página 100% pronta para ser publicada na web. Aparentemente, uma mão na roda para criar landing pages de forma rápida.

Figside

#Visual Eyes

O Visual Eyes é uma ferramenta focada em analisar a usabilidade do design da interface do usuário ainda durante o processo de desenvolvimento do Figma. Com uso de inteligência artificial (IA), prometendo até 93% de acerto no rastreamento visual (eye-tracking) e geração de mapa de calor (heat map) destacando pontos mais prováveis do layout que deveriam ser melhorados, o Visual Eyes apresenta boas formas de mitigar possíveis riscos, embora o usuário ainda precise avaliá-los.

visual eyes

#Remove BG

O Remove BG é uma ferramenta que usa inteligência artificial para remover o fundo de qualquer imagem. Funciona 100% via browser e ainda conta com versão gratuita e plugin para o Figma. Ótimo para quem não quer recorrer ao Photoshop para isso.

remove bg

Achou esse conteúdo útil? Compartilhe. Assim, você ajuda o blog a continuar a criar conteúdos como esse.

Obrigado pela leitura!


Conteúdos externos que podem interessar

Animas APP - Techcrunch

The Decade of Design

Dual-Track Agile

Pair programming

Full Stack Design

Home Office: o novo normal e a velha lei

Dicas de trabalho remoto para Ux designers (Inglês)


Links para Figma e outras ferramentas

Figma

Bravo Vision

Anima APP

Visual Eyes

Plugin visual eyes para o Figma

Fig Side

Material Design Icons

Visual Studio Icons

Figma Unsplash

Marvel App

Zepplin

Animaap

Sketch APP

Adobe XD

Fotopea

Site Remove BG

Plugin Remove BG Figma


#uxdesign

#uidesign

#figma

#empreender

#empreendedorismodigital